terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Populismo.

No post de hoje resolvi falar sobre populismo. Afinal, o que foi o populismo, onde e quando ocorreu? Foi bom para a população, ou apenas para os Presidentes que aderiram? Enfim, vou começar.
O populismo surgiu basicamente na América Latina, e surgiu no contexto de mudanças que o Estado estava sofrendo. Como assim? Olha, os países da América Latina tinham como base uma economia agro-exportadora e com a revolução industrial, precisavam urgentemente se adaptar aos moldes da economia mundial, que era industrial. De repente não havia mais tantos camponeses muitas vezes resignados com a sua condição, e sim trabalhadores como operários que queriam sim que seus direitos fossem cumpridos e que justiça fosse feita. O populismo teve então uma base nisso.
Uma característica marcante com certeza foi a sensibilidade ás pressões populares, dando a impressão de um governo bonzinho que sempre atendia ás necessidades do povo, e muitas vezes não era assim.
Vou citar um exemplo claro e que você já deve ter lido ou ao menos ouvido algo sobre (:

Getúlio Vargas foi, indiscutivelmente, um populista. Como já disse, os trabalhadores em geral não estavam satisfeitos com a sua situação atual, então partiram pra 'briga'. Reinvindicaram seus direitos e conseguiram, mas o populismo faz com que tudo pareça vir somente do Presidente, como se o povo nunca houvesse se esforçardo para adquirir tais direitos.
Durante a Primeira Era Vargas houve a legislação trabalhista: um conjunto de medidas que facilitariam - ou apenas monopolizariam mais - o exercício da função de cada trabalhador. Aí surge a expressão 'peleguismo' que é o que mais acontecia com os sindicatos.
Nossa, que ótimo, repentinamente os trabalhadores tinham voz e conseguiam conquistar algo, mas sobre quais condições? Havia um imposto sindical, que era obrigatório A TODOS, mesmo que NEM TODOS PARTICIPASSEM DOS SINDICATOS. Os que estavam no sindicato então disfrutariam do imposto sindical a sua maneira, daí essa minoria beneficiada era responsável por eleger os dirigentes sindicais( os 'chefes dos sindicatos' ) e não entrariam em choque nem com o governo nem com patrões, e pimba, peleguismo em prática.
Não quero que entenda - pelo amor de Deus - que estou dizendo que o Governo Vargas foi uma farsa e que não houve melhorias, estou dizendo apenas que muitos pensam que foi apenas porque ele quis, enquanto a versão mais verdadeira é que pessoas lutaram para conquistar o que temos hoje. Enfim, vários outros benefícios como carteira de trabalho, justiça do trabalho, salário mínimo, vieram para marcar mais ainda essa época promissora em que os trabalhadores sentiam que finalmente tinham alguma assistência por parte do Estado.


As aulas de História são muito úteis nessas horas, hein? (;

Bem, fim de post aqui pessoal.

vamos visitar? www.tiraaburca.blogspot.com

espero que tenham gostado do post de hoje, é isso e beijones <3

3 comentários:

  1. Nossa me senti numa verdadeira aula de história...Muito bom!!!

    Obrigada por me seguir, também vou seguir aqui =D

    Beijujubas

    ResponderExcluir
  2. o.o Se me perguntasem o que é Populismo antes de eu ler esse post, não ia saber dizer bulhufas.
    Sim, faltei nas aulas de historia. *--*

    Viu, o blog da Luiza tem cultura' haha

    Bgs'

    http://lucassallazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...