segunda-feira, 12 de março de 2012

Fisiognomia.

Era uma terça-feira, cansativa como só as terças conseguem ser, e eu estava em meu estado inoperante na aula de Psicologia Médica, até que...

Ela falou algo sobre como o rosto, seu formato, linhas e etc. podem contar muito sobre seu comportamento e personalidade. Isso já aumentou meu interesse na aula.

E aí, a professora mostrou uma imagem com vários olhares famosos e seus significados. Adivinhe quem estava dentre eles? Os olhos astutos de Audrey Hepburn. E estavam sendo descritos como sonhadores e românticos. (Momento oun)

Mas continuemos... Achei interessante e fiz uma nota mental: ideia para um post.
E aqui estou para falar algo sobre a fisiognomia.
Também conhecida como Psicofisiognomonia, Fisiognomonia, Personologia, Morfopsicologia, Visage ou Siang Mien, a Leitura Facial existe a milhares de anos e é utilizada milenarmente no oriente e no ocidente como um dos principais métodos de diagnóstico de saúde e de avaliação comportamental.
História:

A Idade Média descobriu a fisiognomonia através do Islã, do Egito e da Índia. Aos muçulmanos se deve uma versão abreviada do tratado de Aristóteles, em que o filósofo aconselha Alexandre quanto à escolha de seus ministros, amigos e escravos.
A fisiognomia árabe tinha também sua tradição com uma abundante literatura. O manual de medicina (Al-Tibb al Mansûrî) de Rhazès dedica-lhe 58 capítulos, o Kitâb-al-Firâsa, de Al-Râzi (1209), tem excelentes especulações sobre natureza e as formas animais do homem.
No Extremo Oriente, na China, a arte milenar da leitura facial (onde é chamada de Siang Mien) data da época do imperador amarelo. Inicialmente, era uma ferramenta de diagnóstico dos praticantes da medicina chinesa.
Depois se tornou um método de estudo da personalidade e divinação chinesa utilizada pelos imperadores no momento de escolher os cargos do governo e para ajudá-los a tomar decisões importantes.
Este conjunto de conhecimentos baseado na experiência da medicina oriental e que conta com milhares de praticantes em todo o mundo, remonta aproximadamente “cinco mil anos”.


 Durante a leitura facial, o Fisiognomista interpreta:

  •  estrutura macro do rosto (considerando o formato da face, a influência dos Centros de Inteligência e os seus significados em relação à personalidade da pessoa analisada) 
  • porção micro do rosto com profundidade e detalhe, parte a parte (testa, sobrancelhas, olhos, nariz, lábios, orelhas, queixo, maxilar, marcas de expressão e outros fatores complementares à leitura facial como a linguagem não verbal, postura, comportamento, expressões e voz). 
A união de todas essas informações vai permitir que o fisiognomista possa compreender completamente os padrões de comportamento e personalidade do indivíduo analisado. A partir daí, ele está apto a aconselhar, motivar, liderar, auxiliar em processos de mudança, despertar o potencial de um cliente ou mesmo, estabelecer um melhor relacionamento e comunicação com outras pessoas, e isso tudo em poucos minutos ou segundos após entrar em contato visual com ela.

algumas F.A.Q. 

Fisiognomia é uma ciência?
Não. Ela é uma “técnica”. Embora você possa encontrar vários sites ou livros afirmando que ela é uma ciência, ela não é. Atualmente há inúmeros trabalhos científicos que corroboram para a existência de uma relação entre o corpo e o comportamento


O que a Fisiognomia analisa? Li em outros sites que através dela é possível prever o destino, saber se uma pessoa é honesta e que pessoas racistas ainda a utilizam para julgar pessoas, isso é verdade?

A Fisiognomia Analisa:
1. Fatores Comportamentais: visa mapear as competências comportamentais, talentos e inteligências naturais que uma pessoa possui, com o propósito de compreender o seu potencial e auxiliar em seu crescimento e autoconhecimento.
Não analisa:

1. Caráter, índole ou conduta ética: A Fisiognomia não avalia se uma pessoa é honesta ou é desonesta, se possui um bom ou mau caráter, ou se é justa ou corrupta.

2. História de vida ou destino
3. Conhecimento, valores e crenças
4. Tipo de personalidade
5. Cor ou raça



Se houver maior interesse, alguns artigos nesse link aqui


(fonte)
Bem, eu ainda não formei uma opinião sobre o assunto. Achei... interessante e resolvi postar.
E você, o que acha? (:

beijos e boa semana!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...