segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tradições de ano novo.

we heart it




A comemoração do ano novo está chegando, e junto dela toda aquela saudaaaade louca do ano que passou. 2011 foi um ótimo ano para mim, e totalmente inesquecível à sua maneira. Bem, no Brasil temos algumas tradições de ano novo como aquela de pular as sete ondinhas, de enrolar algumas sementes em folha de louro e colocar na carteira, aquele show de fogos de artifício e até algumas oferendas para anjos e entidades.
E em outros lugares, como será comemorado? 

Para os chineses, o ano novo é conhecido como Yuan Tan, baseado no calendário lunar e pode ter a duração de 1 de janeiro a 19 de fevereiro O:
Há a tradição de bater em pratos, tocar bateria e soltar fogos de artifício, pois simboliza a expulsão de espíritos do mal. Há a troca de envelopes vermelhos com moedas de ouro para simbolizar a boa sorte.


Na Grécia o dia 1 de Janeiro, além de dia do ano novo, também é considerado Dia de São Basílio. A igreja Ortodoxa Grega considerado São Basílio como um dos antepassados. Uma das tradições gregas de ano novo é ter o pão cozido por todos os membros da família. Lá também há queima de fogos e o peru assado, mas há o melomakarona (semelhante à rosquinha feito com semolina, fatinha, mel e canela) e um outro bolo feito com os ingredientes de panetone contendo uma moeda de ouro. Na tradição grega, o bolo é cortado para todos os participantes da comemoração e quem ganhar a fatia com a moeda terá grande sorte em todo o ano que virá. com todos. Quanto a moeda eles acreditam que traz boa sorte e fortuna para o ano.

A Espanha possui uma comemoração mais prolongada (comemoram por 10 dias!), com prato principal como peru e um peixe (bezugo) que é servido com batatas. As comemorações dos espanhóis têm início dia 28 de dezembro (dia dos Santos Inocentes, em seu calendário, equivalente ao dia da mentira no nosso) e a comemoração vai até o dia 5 de janeiro, quando comemoram a chegada dos Reis Magos. Nesse dia há cavalgadas de reis e a preparação da rosca de reis, que possui várias figuras e brinquedos dentro para as crianças. Em Madri, a maioria vai à Puerta del Sol, e levam um pacote com 12 uvas a cada badalada, comem uma uva e fazem um pedido. Depois, há brindes com bebidas tradicionais.


Outras tradições

Mergulhar no Tibre
No primeiro dia de 1946, um salva-vidas desempregado saltou no Rio Tibre da Ponte Cavour, em Roma, lançando uma perigosa tradição romana. Apesar de o Tibre ser considerado frio e raso demais para um mergulho seguro, isso não impeder que muitos romanos ousem saltar todos os anos para comemorar o novo ano.


• Porcos da sorte na Alemanha
Na Alemanha, o porco é um símbolo tradicional de boa sorte para o novo ano que se inicia. Em 2007, o zoológico Tierpark de Berlim apresentou o porco Meishan (na foto acima) como o "porco da sorte" do ano novo de 2008.

• Espantando os maus espíritos na Romênia
Na Romênia rural, dançarinos em roupas tradicionais vão de casa em casa na noite de Ano Novo, cantando e dançando para espantar os maus espíritos. Depois da queda do comunismo, a tradição se estendeu a outras cidades romenas, onde os dançarinos realizam um ritual para ganhar dinheiro.


•  Carnaval da Cidade do Cabo
No século XVII, os escravos da África do Sul eram proibidos de celebrar o Ano Novo no dia 31 de dezembro porque eram obrigados a servir seus mestres. Eles passaram a celebrá-lo no dia 1 de janeiro, e hoje, a tradição é mantida com o Minstrel Carnival, o Carnaval da Cidade do Cabo, que acontece no primeiro dia do ano com foliões de várias raças.

•  Desfile de Ano Novo em Londres
Segundo seus organizadores, a parada de Ano Novo de Londres é a maior do gênero no mundo. Em 2010, mais de 500 mil pessoas lotaram as ruas do centro de Londres para assistir ao espetáculo.


Mais em: http://discoverybrasil.uol.com.br/imagens/galleries/tradicoes-de-ano-novo/

Bem, é isso. Conhece alguma outra tradição brasileira ou mesmo de outros países? Comenta aí (:

fontefonte


e feliz ano novooooooooo! *-*

4 comentários:

  1. EEEEEIII, vim te desejar um feliz 2012, tudo de bom, toda a felicidade, amor, dinheiro, paz e etc para você e sua familia.. enfim! Que 2012 seja tão bom quanto 2011 pra vc.

    Beijinhos
    http://laialisafa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Laiali! Tudo de bom pra você também, fofa! beijao

      Excluir
  2. Feliz 2012!! é muito legal conhecer os costumes de outras culturas :)

    http://rebucomcafe.blogspot.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei fazer esse post pq também amo essas curiosidades, Alice!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...