quarta-feira, 1 de julho de 2009

Anorexia e Bulimia, cuidado pessoas, cuidado :S

Pra começar, anorexia e bulimia são distúrbios alimentares. Quando tem anorexia, a pessoa não para de se achar cada vez mais gorda, para de comer, fazendo uma dieta cada vez MAIS LOUCA E MENOS RECOMENDADA e o que acontece é: ela emagrece em tempo recorde! ;x E quem tem bulimia, come pra caramba e muito descontroladamente primeiro, depois se sente culpado, e usando laxante ou o método menos interessante: vômitos e vômitos, coloca tudo pra fora. :/
A pessoa pode ter pré disposição genética a ser anoréxica ou bulímica, isso mesmo, mães neuróticas + mais neura = filhas e/ou filhos com distúrbios alimentares lamentáveis.

Falando separadamente de cada um:

~Anorexia: os sintomas são queda de cabelo, queda da temperatura corporal, e em mulheres pode ter até infertilidade e desequilíbrio do ciclo menstrual! ( sinceramente, a pessoa estar se acabando dessa maneira e nao perceber, é sem comentários, muito tenso :s ).
~Bulimia: vamos lá, pense comigo. Uma pessoa que vive procurando vomitar vai ter alguma coisa MUITO desregulada nela, certo? Sim, bulimia tem como um dos sintomas descotrole intestinal, osteoporose(pqe a pessoa perde muitos nutrientes assim), irregularidades cardíacas, queda de cabelo e da temperatura do corpo e ressecamento das unhas. (leia novamente o comentário anterior sobre anorexia, ele vale pra cá tbn :B )

Amm, o que me impressionou tb é que virar bulímico muitas vezes nem faz a pessoa perder peso, ela fica acabada mas nao chega ao peso 'ideal'. Mesmo induzindo vômito e tomando laxante, entre 30% e 50% da alimentação são absorvidas pelo corpo. Ou seja: tolice fazer isso. Tolice também é virar anoréxica(o) pq nao tem sentido.Você fica magééérrimaa, mas fica muito fraca. E se pensar bem antes de fazer uma dieta doentia, voce vai perceber o q é mais importante:
Sua saúde, e um tempo de esforços pra atingir um peso regular VERSUS Voce toda acabada, caindo aos pedaços, magérrima, mas magra demais pra qualquer padrao ao menos aceitável.

Não é sensato escolher um caminho quase sem volta que é bulimia e anorexia, não tem sentido!
Ambos os distúrbios levam a desidratação e não é uma desidratação simples não, É MUITA desidratação até que a pessoa nao suporte mais e morra. :/ Existem alguns bulímicos que chegam a vomitar de 15 a 20 vezes por dia. ( isso é nojento, e inaceitável)

À seguir, alguns depoimentos de pessoas que sofreram de distúrbios alimentares. (retirados do site:
~http://www.mentalhelp.com/anorexia_nervosa_depoimentos.htm


Esse foi oq eu achei mais chocante :/ .

O link ser esse: http://sindromedeestocolmo.com/archives/2008/06/depoimento_de_u.html/
As pessoas não sabem ajudar e na verdade nem sei se a intenção delas é esta mesmo. Na verdade todas nós estamos precisando de muita ajuda, ninguem aqui tá pirada o suficiente para acreditar que ficar sem comer até nos saltarem os ossos é uma coisa normal, mas é um desejo nosso, entende?
Por muitos motivos, cada uma de nós tem um motivo diferente da outra, outras tem motivos iguais, mas você nem imagina quantos motivos existem além da futilidade!
O meu por exemplo é minha mãe que sempre disse que tinha vergonha da minha gordura, que quando eu era modelo (magérrima) eu tinha mais sucesso nas coisas que ela me investia.
Nessa época de modelo eu parei com as dietas pq me tornei anoréxica, fui parar no hospital com um problema sério de muitos leucócitos no meu sangue, fiz tratamentos e engordei tanto que resolvi procurar apoio na bulimia e depois fiquei buscando a ana novamente até encontrar…
Até hoje ela ainda me cobra quando eu abro a geladeira e vou tomar um suco que esteja com açúcar: “Esse suco está muito adoçado com açúcar, quer ser uma balofa horrorosa novamente?”
Minha mãe fecha os olhos pra qualquer risco que eu esteja correndo, diz que na minha idade pesava 45 quilos e que eu pesando mais do que isso quando tiver a idade dela não estarei passando mais na porta. Enfim, o problema principal nem é ela, mas sou eu mesma, só digo a você que a gente sofre pressão até dentro de casa.
Tem meninas com problemas mil vezes piores que os meus e as pessoas não poupam ninguem. Todas nós estamos precisando de palavras leves. Quando eu mencionei certa vez bem no início do blog que eu usava manequim 40 me chamaram de gorda, acabaram comigo nos comentários e por email também, depois disso eu perdi 12 quilos. Mas a cada quilo perdido é uma junção de medo, alegria, pavor, descontrole que desaba sobre nós. Não sei mais se estou gorda ou magra, nem quero saber. Só é muito ruim quando as pessoas colaboram para que afundemos mais ainda.
Estou contando tudo isso a você devido a aquele post em teu site, você fez pesquisas sobre a anorexia mais faltou uma coisinha: a nossa versão “verídica”, por que é bem assim que acontece. Sinto que você ficou mal depois do transtorno que isso causou a nós em nossos blogs por conta da divulgação dos nossos links e fico feliz em ver que você não quis contribuir com essa situação desagradável retirando os links da página e tentando ao menos contornar a situação.
Talvez agora a sua pesquisa esteja bem mais completa com meu depoimento, mas ainda falta o que nós anas e mais ainda não conseguimos saber : a solução pra isso tudo. Todo ano são 5 ana’s dos blogs que morrem, em média, é o que ficamos sabendo. Eu mesma ja perdi 3 amigas assim e todas sabem que a qualquer momento pode acontecer com uma de nós. Na maioria das vezes essas anas que morreram ja tentaram se tratar da doença ( em silêncio). Nenhuma de nós temos a coragem de adimitir isso.
Quando estou a muito tempo sem postar é por que estou tentando comer melhor e não sei como dizer isso ali, mas daí eu engordo 1 kilo ou menos e ja volto a rotina de sempre. A gente vomita mais de 6 vezes por dia não por que nos entupimos de comida e depois queremos nos punir como dizem, muitas vezes a gente vomita um copo de coca light ou até mesmo um copo de água, por puro medo de dilatar nosso estômago.
É claro que eu tenho medo de morrer, mas não adianta uma nutricionista me chegar com uma dieta de 1000 calorias pq eu jamais comeria! As pessoas mandam a gente ir malhar e praticar um esporte: a maioria de nós fazemos caminhadas intensas e esportes, eu vou a academia todos os dias, menos aos domingos e malho por duas horas e meia.
Conheço meninas que saem de casa depois do almoço e caminham o dia todo o sol quente com uma garrafa dágua, voltam a noite pra casa só pra ficarem longe da comida e queimarem gordura. Duvido que alguem seja feliz com essa vida, assim como eu não sou, mas foi nossa forma de nos aliviar.
Se ficou meio contraditório pra você minha opinião sobre a “ana life style” essa é a mais pura verdade, todas nós precisamos de ajuda e no fundo somos muito tristes com tudo isso. Mas infelizmente ninguem vê nosso lado, só acham que devemos comer, engordar um pouco e ponto. Uma ana nunca vai sair da vida de ana dessa forma.
Obrigada por compreender.”

Noffa, :(
A coisa pra ela está bem pior q pra muitas pessoas. A parte que mais me fez pensar foi a parte q ela disse 'A gente vomita mais de 6 vezes por dia não por que nos entupimos de comida e depois queremos nos punir como dizem, muitas vezes a gente vomita um copo de coca light ou até mesmo um copo de água, por puro medo de dilatar nosso estômago'. É, TUDO MUITO MAIS SÉRIO E BEM MAIS PERIGOSO quando paramos para pensar. Quantas pessoas como essa Ana não sofrem igualmente ou pior? Tudo isso por pressão da família, até mesmo de amigos, e da SOCIEDADE. Sociedade? Am, sociedade quem? TODOS NÓS, que mesmo inconscientemente pregamos a idéia de corpo perfeito só se estiver saltando os ossos. Gente, vamos ser racionais, pensem por favor! Eu não me canso de repetir: NÃO VALE À PENA! D:


outro começando aqi:

Olá. . . Eu tenho 14 anos, sou MUITO nova, no entanto sofro de tricotilomania e bulimia. . . Naum sou gorda, mas naum consigo parar de comer e tentar fazer regime. . . Como excessivamente e depois vomito. . Vomito varias vezes ao dia. . Para me sentir mais leve. . e depois. . volto a comer!! Naum consigo freqüentar uma academia mais q uma semana. . . Além do que eu tenho compulsão em arrancar cabelos. . . Tenho 1,60 e 50 Kg. . . Tenho um corpo perfeito. . . Mas eu tenho a impressão de que estou deformando. . . e realmente estou!!. . . Como muito. . me sinto culpada. . . por que depois eu posso naum conseguir voltar ao meu peso. . isso é horrível. . naum posso contar nada a ninguém. . . Muitas pessoas me julgam qnd me vê com a mão na cabeça. . arrancando os cabelos. . . naum consigo me controlar. . . E pra naum aparecer muito. . eu arranco os cabelos de baixo da nuca. . . Pra que q parte careca naum apareça muito. . . pois é. . . Eu sempre leio esse depoimentos. . pois como vc´s é uma forma de ver que naum sou a única. . . Tão nova. . . Além do que eu tenho compulsão por compras. . . qnd estou meio depressiva. . coisas dando errado. . eu começo a querer comprar. . . gastar. . . e gasto muito!! Compra rcoisas sem finalidade. . . e começo a comer de mais. . muito. . sem noção. . eu naum sinto fome pra comer. . eu vejo a comida. . me dah ate enjôo. . mesmo assim eu como. . e como MUITO. . . depois passo horas vomitando. . . é horrível. . .

e mais outro:

Estou comendo agora, igual a uma louca. . . este sentimento está sempre comigo. Parece que não conheço uma riqueza de alma. A pergunta, muito útil, é: quais são, detalhadamente, as conseqüências da bulimia? Sei que o esmalte dos dentes sai. Sei que o estômago pode se dilatar até seu rompimento. Sei que pode haver uma asfixia. O rosto incha, devido a uma glândula, que pode ser curado com compressa de gelo. Sei que perdemos vitaminas, que queremos dormir, que ficamos fracas, que podemos espremer as espinhas todas do rosto por auto flagelamento. Sei que podemos perder milhares de reais só em comida. Sei que provocamos o vomito em qualquer lugar, sei que pode levar a morte, só não sei como. Sei que a cintura pode aumentar, drasticamente. Sei que perdemos tempo e beleza. Sei que não conseguimos emagrecer, pois ingerimos e não vomitamos tudo. Sei que pode haver isolamento social. Sei que a voz pode ficar prejudicada, para os cantores isso é prejudicial. Sei que pode sangrar, sei que a pessoa com o tempo não se preocupa mais com sua aparência, sei que pode-se tomar bomba ou ser despedido, sei que a visão pode ficar muito prejudicada (como a minha ficou), sei que podemos pegar infecções por causa da privada, sei que nos desvalorizamos, sei que apesar de um dia nos curarmos, a doença vai estar para sempre nas nossas vidas, sabemos que um dia a tivemos, e suas grandes conseqüências. Sei que a mão fica ferida, sei que a coluna pode ficar prejudicada, sei que podemos ficar com olheiras e branca parecendo uma santa anoréxica. . . sei que o rosto pode ficar com marcas de expressão de tanto a gente esticar a boca, sei que podemos ficar com feridas ao lado da boca, e que nos tornamos especialistas em comida, sem precisar, como eu me tornei! Quais são as outras conseqüências? Tem mais!

Impressionante, só pra podermos ver que é um 'caminho sem volta'. Okay, sem volta pq? Pq como o depoimento da pessoa acima, ela SABE QUE FAZ MAL, SABE QUE TA ACABANDO COM ELA FAZER ESSAS COISAS, sabe TODAS as consequencias, mas ela simplesmente nao consegue parar. Até pq de uma doença relacionada à alimentação, o sistema nervoso fica afetado, a pessoa vicia em fazer coisas antes inimagináveis, e certas coisas me deixam incrédula. Não é fácil acabar com um hábito, pqe? SIMPLESMENTE PQ É UM HÁBITO. Mas tem uma coisa, ainda há esperança, e não é pouca esperança; Acreditar na capacidade de cada pessoa ao falar palavras confortantes ao invés de ficar degradando mais ainda é uma maneira de ajudar. Conversar sério com pessoas que sofrem desses distúrbios, expor os fatos de uma maneira clara e objetiva e ao mesmo tempo delicada ajudam bastante. E outra coisa:
VOCÊ QUE NÃO TEM O QUE FAZER, FICA FALANDO PRA FULANO, CICLANO, BELTRANO QUEM FOR Q SEJA, ENFIM, FICA FALANDO MERDA DIZENDO
NOOSSAA COMO TU TA GORDA, VAI EMAGRECER FIA
MEU DEUS, E AINDA FALA QUE FAZ REGIME?!
NOSSA, PARA DE COMER,É SÉRIO.
QUERIDA, ASSIM NAO VAI EMAGRECER NUNCA.

SE VOCÊ NAO TEM O MENOR TATO PRA PERCEBER QUE ISSO NAO AJUDA EM N-A-D-A, EU TE AJUDO: VAI CUIDAR DA SUA VIDA, E SÓ VÁ FAZER COMENTÁRIOS PARA ESSAS PESSOAS QUE SOFREM DISSO SE ESTIVER REALMENTE DISPOSTO A AJUDAR COM PALAVRAS DE CARINHO, PALAVRAS CONFORTANTES E CONSELHOS SENSATOS.




aam, desabafei ;x e voce deve ter percebido.
Então, voltando ao normal. Isso daí de cima foi um pedido, posso estar até implorando:
gente, por favor, não vale a pena agir assim, ser grosseiro(a). Essas pessoas não se sentiriam melhor sendo chamadas de gordas, ou de loucas por agirem dessa maneira. Cada um tem seus motivos, procure entender a historia antes de dar qualquer palpite. E nesses momentos em que a pessoa se sente tão pressionada por tudo e todos, vale muito mais um abraço e palavras carinhosas do que um puxão de orelha.

TUDO EM EXCESSO FAZ MAL, COMER MUITO, FAZER MUITA DIETA. O que há é se cuidar e saber parar EM TUDO O QUE FOR FAZER. Seja consciente, e pense duas vezes antes de entrar nessa de 'emagrecer facil e rapidamente'

Bjsmil

6 comentários:

  1. post lecall, hehe desabafo msm :D

    bjin

    ResponderExcluir
  2. pultz soh eu q leio e commento?? oo povo sem consideraçao - - '
    s2

    ResponderExcluir
  3. Nossa luh...Tipo...to sem palavras
    Show seu post..!
    Beijoo

    Gabih =D

    ResponderExcluir
  4. Adoreei tb, .. Os depoimentos das meninass. =(
    Mtu triste esses disturbios alimentares.. Por mais q a pessoa tente melhorar. ela n consegue..! Todas as considerações as pessoas q sofrem desse problemas..

    ResponderExcluir
  5. adorei o post, muito mesmo. Parabéns!
    eu já fui uma dessas que passou por tudo isso... cheguei a perder quase 15 kilos em meses, sendo que tem gente que leva anos e anos.
    só fui realmente dar valor a minha vida quando pude ver a minha mãe chorando e o médico me perguntando se eu queria morrer.

    parabéns mesmo, são pessoas como você que faz com que eu acredite que ainda se pode existir um mundo melhor, obrigada luh! ♥

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...