http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/
esse link ali, îî ser muito interessante pessoas, :B
as q eu vou postar agr sao as que eu achei mais legais, certo? Vamolaa, ;9'
De qual altura uma formiga pode cair sem se machucar?
por Yuri Vasconcelos
Provavelmente de qualquer altura. Não existem estudos científicos sobre o assunto, mas as formigas se safam de tombos de locais elevados por causa da resistência de seu esqueleto e da leveza e pouca densidade de seu corpo. Esses três fatores contribuem para que ela caia mais lentamente e agüente melhor o tranco. Como o impacto de um corpo no chão é proporcional à velocidade da queda, a formiga se dá bem: por ser leve, tem baixa velocidade ao cair. Todo corpo em queda livre sofre uma aceleração inicial causada pela gravidade. Em seguida, a resistência do ar ao objeto faz com que ele atinja uma velocidade-limite, que também depende da massa e da superfície do corpo. Essa velocidade chega ao máximo quando a força exercida pelo peso do corpo iguala-se à resistência do ar, e depois fica constante até o chão.
DUROS NA QUEDA
~Impacto do corpo dos animais no solo depende de peso e da resistência do ar
'FORMIGA: A velocidade terminal de uma formiga (que pesa em média 10 mg) em queda livre é inferior a 10 km/h. Ela atinge esse limite após 40 cm de queda e continua a descida nessa toada. A formiga tem uma espécie de armadura externa, feita à base de quitina, uma proteína super-resistente. É o exoesqueleto, que protege as partes internas do inseto, que são mais moles. 'HOMEM: Quanto maior o peso, maior a velocidade-limite. Para alguém que pesa 70 kg, ela chega a 200 km/h, mas só dá para atingir a velocidade máxima após longos 157 m. A velocidade-limite pode variar conforme a posição do corpo. Cair de barriga do alto de um prédio, por exemplo, gera mais resistência do ar, fazendo com que a velocidade seja menor do que mergulhar direto de cabeça.
'GATO: A velocidade terminal de um bichano de cerca de 4 kg com 20 centímetros de largura e 30 de comprimento é de 120 km/h, valor alcançado em 54,5 m de descida. O risco de machucados do bichano é reduzido por causa da elasticidade de seus músculos, das almofadinhas que eles possuem e pelo fato de ele cair sobre quatro patas – o que ajuda na distribuição da força do impacto.
CONSULTORIA: CLÁUDIO FURUKAWA, PROFESSOR DE FÍSICA DA USP
'´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´''´'`'´'
É verdade que o "quac" dos patos não produz eco?
por Yuri Vasconcelos
Não. O mito caiu por terra em 2003, após a experiência de um especialista em acústica da Universidade de Salford, na Inglaterra. O professor Trevor Cox pegou a pata Dayse ("Margarida", em inglês) e a colocou dentro de uma câmara anecóica (que não produz eco nenhum), e depois em uma câmara de reverberação (repleta de ecos). Gravou os quacs da ave nas duas câmaras e os analisou com a ajuda de programas de computador. Resultado: o quac tem, sim, eco, mas ele é quase inaudível por causa da forma como é emitido. Os patos fazem um "quaaaac" bem demorado, que começa alto e termina baixinho. Isso "disfarça" o eco e faz com que ele praticamente não seja percebido. Na real, todo som é capaz de ecoar. "É preciso ficar claro que não é o som em si que emite eco, mas as superfícies que refletem as ondas sonoras emitidas pela fonte", diz Sylvio Bistafa, professor de acústica da Universidade de São Paulo (USP). O eco nada mais é que uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois de o som direto ter sido emitido. Para ecoar, a superfície que reflete o som tem que ser feita de um material polido e denso, que não absorva o som, e que esteja a mais de 17 metros de distância da fonte emissora. Objetos macios como cortinas e madeira absorvem as ondas e quase não refletem o som - por isso as paredes dos auditórios são cobertas por esses materiais. Todo o estudo sobre o que leva o eco do quac a quase passar batido ajudará na melhora de ambientes onde ecos são indesejados, como salas de concerto, teatro e cinema.
Lamento, lamento MUITO! Pqe isso tava no post de coisas q vse nunca poderia morrer sem saber, coitados deles q n sabiam, pqe vse q lê o depernasproalto ta sabendo hein? (divulgação_on! :B ) . Então, desmentindo um post por aí, o quac dos patinhos nao produz eco? Mentira, produz só q o lance é quase inaudível :)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Existe algum peixe que saiba contar? ( AAAN? O.O )
por Yuri Vasconcelos
Sim, os peixes da espécie Gambusia holbrooki sabem calcular até 4! Pelo menos essa foi a conclusão de um grupo de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, após realizar uma série de estudos com o animal. O objetivo da pesquisa era medir a capacidade do peixe de diferenciar cardumes pelo tamanho e número de integrantes. Essa espécie tem apenas 6 centímetros de comprimento, é originária da América do Norte e se alimenta de larvas de mosquito. No mar, tende a formar grupos numerosos para se proteger de predadores. Num experimento em laboratório, os cientistas colocaram um exemplar do G. holbrooki num lado de um aquário diante de dois grupos de peixes de tamanhos diversos. O peixinho solitário reconheceu o maior conjunto e juntou-se a ele. Segundo o pesquisador Christian Agrillo, que conduziu o estudo, o peixe optou pelo grupo mais numeroso sempre que ficou diante de cardumes com dois ou três membros ou com três ou quatro integrantes. Mas, quando teve que escolher entre pequenos cardumes com cinco ou seis peixes, ele não conseguiu se decidir. Com base nisso, os cientistas concluíram que o G. holbrooki sabe contar até 4.
IMPRESSIONADA) Sim, peixinhos sabem mais que muita gente por aí. Um viva pros peixes /o/
VIVA! *-*
E um beijo pro meu, Dog Fished Kutza Esponja Jackson :B
Faazendo agr um comentário geral: hum, legal a formiguinha poder cair de certas alturas e n sofrer qse nd só por causa do seu pesinho quase desprezível, ta vendo?? Não pode desprezar a capacidade delas não '-'
Peixinhos "contantes" ( nem sei se essa palavra existe :S ), outro viva pra vses /o/
VIVA :D
Previsão pro próximo post é falar sobre uma coisinha que desperta interesse em MUITA gente por aí, curioso(a) ? entao espera uns minutinhos e ja ja post novo aqui no 'depernasproalto'
Beijão!
'até já
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥