domingo, 23 de maio de 2010

ironia: um defeito ou uma qualidade?

Durante uma dinâmica de filosofia na sexta-feira, me ocorreu essa questão. Afinal, ser irônico é um defeito ou uma qualidade? E a conclusão foi: como muitas outras coisas, depende do referencial adotado. Você pode ser irônico com seus amigos, papagaios, familiares, vizinhos, pessoas que passam na rua, elefantes do zoológico, mas apenas alguns deles entenderão ou se sentirão ofendidos, dependendo da ironia.
Eu e meus amigos, por exemplo, somos o excesso da ironia personificado em adolescentes entediados, porém felizes (maybe).
Você e seus amigos podem rir muito quando a ironia é entre vocês, mas quando é com alguém que apenas é um colega ou um indivíduo qualquer, pode causar confusões. Muitos ficam ofendidos justamente por não entenderem o que alguém quis dizer com a tal da ironia, que burros, dá zero pra eles, hihihihi.
Você é irônico? Que tipo de irônico?
Ah, existem vááários tipos de seres irônicos por aí. Há o irônico bêbado, que só fala suas 'verdades' maldosas quando está em 'ôto praneta' e todos pensam que ele está sendo irônico, enquanto ele está abrindo o seu broken heart para eles.
Há o irônico from hell, que é aquele que nunca deixa de ser irônico mesmo que ele magoe a todos, inclusive aos seus amigos. Por que from hell? Porque quando ele é irônico, além de usar palavras ou expressões fortes, faz uma cara de pessoa que precisa de um exorcista imediatamente.
Há o irônico incompreendido. Ele é irônico, dá uma risadinha para descontrair, um tapinha no ombro do amigo ao qual a ironia foi direcionada e o amigo acaba ficando mais irritado ainda.
Há o irônico paternal/maternal e esse eu faço questão de exemplificar. Os pais nascem pré destinados a serem pais, e não só a serem pais, nascem predestinados a serem pais irônicos maldosos que ferem nosso orgulho e arruinam fins de semana com sarcasmo puro e cru. Mais ou menos assim:
-Pai, tem uma festa hoje, posso ir?
-Claro, claro - sobrancelha direita começa a erguer - Levo você, haha
-Nossa, valeu, pai - meu pai ta bom demais hoje MANOLOOOOOOO, nem reclamou, vou pra party, uhuhuhuu

duas horas depois...

-Ae, pai, to pronta.
-O que? Você pensou que eu fosse te levar mesmo? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
- (...)
-AI MEU DEUS, QUE FILHINHA INOCENTE EU TENHO.
- (...)

Isso já aconteceu comigo. Meu pai é tão desregulado que ninguém sabe quando ele está falando sério ou quando ele está só brincando, e a experiência não foi cool.

E quantas pessoas já caíram no fantástico truque do irônico virtual? Uma das desvantagens do que se apresenta irônico inclusive na internet, é que é muito mais difícil de perceberem que ele está sendo irônico. Por isso, se alguém perguntar: Você gosta de mim? E ele responder: ahhahaha, claro .... hhahahahaha
As chances de algum retardado entender assim: 'teamoteamoteamo, claro .... teamoteamoteamoteamo' são MÁÁÁXIMAS.
Mas, são ~apenas~ falhas na comunicação. Ocorrem o tempo inteiro.

Abaixo, a imagem de um diálogo irônico que exemplifica o tipo de ironia mais cruel: a mentira deslavada.


Fim de post, queridos. Gostaria de dizer algo mais, primeiro, pedir desculpas pela demora para postar; segundo, agradecer a todos que têm ajudado; terceiro, a nota de rodapé vai ser feita aqui mesmo, e agora: sugestão, crítica, perguntas, pode enviar por comentário ou para o e-mail do blog (depernasproalto@hotmail.com).
bem, e você? se enquadrou em algum tipo de irônico desses citados acima? Comenta aí! (:

beijos e até a próxima, o/

9 comentários:

  1. IUEOIRUEOIRUEOIU eu sou irônica from hell e definitivamente a incompreendida

    CHOREIDERIR. seu post tá lindo amor *-*, e isso não é ironico *--------------------* ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei, como sempre.
    Eu queria um post sobre dicas para o dia dos namorados . Adoraria.

    ResponderExcluir
  3. Luica* eeu sou from hell??
    kkkkk
    Eu "um pouco" ironica...
    quero saber sua opnião!

    Beijos

    http://amodasaidemoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu acho q sou meio irônica ôto praneta , (:

    adorei o post .
    beijo luica, txamo <3

    ResponderExcluir
  5. Muuuito obrigada por seguir meu blog
    Estou retribuindo a visita. E te seguindo também.

    O blog é uma graça, parabéns.

    Mil beijos e volte sempre taah?

    ResponderExcluir
  6. bm eu sofro com essa minha ironia , alguns amigos me compreende muito bem o problema é quando me interpretão errado , fico numa saia justa , não sei bem que tipo de ironico me enquadro , eu brinco muito com as palvaras e coisas que temo em dizer, falo ironizando ou até mesmo brincando , lindo lindo seu blog flor !
    confira o meu tbm , beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...