quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O natal ao redor do mundo.

Boa tarde, pessoal! 
Como estão? Animados com os preparativos para a ceia de natal? 
Seguindo o tema do especial de fim de ano, hoje a postagem vai ser sobre algumas tradições de natal interessantes planeta afora.
Imagem: pinterest

 
África do Sul - Geseënde Kersfees!
O natal na África do Sul acontece durante o verão, devido ao calor os sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre e a ceia de natal acontece no jardim ou no quintal.
Como na maioria dos países, as tradições como árvores de natal e presentes são quase obrigatórias. Em todas as cidades há corais que fazem apresentações à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível.
Na África, a parte mais importante da celebração do Natal é uma oferenda que cada indivíduo ou família faz a sua igreja, uma espécie de "oferta de amor" como um presente para Jesus. 

Alemanha - Fröhliche Weihnachten!
A Alemanha começa as celebrações de Natal antes: no dia 06 de dezembro, conhecido como Nikolaustag, dia em que as crianças recebem presentes em seus sapatos, que são deixados para fora na noite de 05 de dezembro, na porta da frente do domicílio. Se a criança não se comportou durante o ano receberá varas ao invés de brinquedos.
Em todo país é possível ver pinheiros adornados que enfeitam praças e vários cantos da cidade.

Austrália - Merry Christmas!
Na Austrália assim como no Brasil, nesta época do ano é verão, muitas pessoas comemoram o Natal na praia e os presentes são trocados na manhã do dia 25. Em muitas praias o Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar canções natalinas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.


Áustria - Fröhliche Weihnachten!
A Áustria tem uma tradição um pouco diferente: no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que pune as crianças más. Nesta data, as pessoas saem às ruas fantasiadas, batendo umas nas outras.
Mas em compensação, de todas as cidades da Europa, Viena é a que tem a temporada mais festiva e procurada, afinal, há séculos a cidade se transforma em lugar encantado, com mercados natalinos em todos os lados, luzes e decorações brilhantes. Sem contar as apresentações de coro do mundo inteiro que se exibem em diversos pontos da cidade.

Bélgica - Joyeux Noël,  Vrolijk Kerstfeest!
Existem duas celebrações diferentes de Natal na Bélgica, dependendo da língua falada: para aqueles falam francês, há o Pere Noel que primeiro vem visitar em 4 de dezembro com seu companheiro Pere Fouettard. Neste dia eles determinam se as crianças têm se comportado, e dependendo da resposta em 6 de dezembro eles retornam com doces ou galhos. No dia 06 de dezembro é feita a celebração religiosa e a maioria das famílias passam o dia na casa igreja e vão pra casa para a festa de São Nicolau. Já quem fala flamengo ou holandês, recebe o St. Niklaas no dia 6 de dezembro. Neste dia St. Niklaas visita as crianças para presenteá-las.


Bulgária - Tchestita Koleda ou Tchestito Rojdestvo Hristovo!
A véspera e o Natal são dias importantes na Bulgária. Na véspera uma grande festa é preparada, com pelo menos 12 pratos individuais que representam cada mês do ano. Nenhum destes pratos pode conter carne. No dia de Natal as famílias búlgaras se reúnem em volta do fogo para comer salsicha de sangue e fazer desejos para o próximo ano.


Chile - Feliz Navidad!
A celebração do Natal no Chile envolve figuras de barro de presépio, chamados “pesebre” que são colocados junto à árvore de Natal. Os presentes são distribuídos no dia de Natal pelo “Viejito Pascuero” que faz questão de desejar a todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo também.


China - Sheng Tan Kuai Loh! (em mandarim)
Na China as casas são enfeitadas com lanternas de papel, flores e árvores de Natal. Já que a grande maioria dos chineses não é crista, a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. O Bom Velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa "Velho Natal".

Costa Rica - Feliz Navidad!
O foco principal da celebração da Costa Rica no Natal é o presépio. As famílias muitas vezes têm presépios grandes e elaborados em suas casas. Em 15 de dezembro em San Jose é celebrado o “Festival de la Luz”, o desfile com carros cheio de luzes e cores. 


Dinamarca - Glædelig Jul!
A Dinamarca não só celebra a ocasião com alimentos, mas também o mal. Dinamarqueses acreditam que um duende travesso chamado Nisse pode aparecer caso as pessoas esqueçam de deixar uma tigela de pudim de arroz para o duende, caso contrário, não serão defendidas  contra o mal.


Escócia - Merry Christmas!
Na Escócia, o Natal é maior festa da temporada de férias que vai até o Ano Novo, este feriado é conhecido como Hogmanay. As famílias têm o costume na véspera de Natal de deixar algo queimando, seja numa lareira ou fogueira, na esperança de que isso irá assustar os elfos traquinas que querem causar problemas nos lares.


Espanha - Feliz Navidad - Bom Nadal (em catalão)!
O Natal na Espanha começa no dia 22 de dezembro quando é realizado o sorteio da Loteria de Natal, que é o sorteio mais importante do mundo. A tradição da Nochebuena (noite antes do Natal) é totalmente familiar.
Há uma dança tradicional chamada de Jota,  que tem sido realizada por centenas de anos. Em vez de acreditar que o Papai Noel era o portador de presentes as crianças espanholas acreditam que os Três Reis Magos irão trazer os presentes em 6 de janeiro.
Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais excêntricas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada), onde as pessoas usam um tronco oco para encher de doces durante todo o mês de dezembro, e no dia 25 o tronco é espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu".

Etiópia - Melkam Yelidet Beaal, Poket Kristmet, Merry Christmas!
Na Etiópia, o Natal não é comemorado até 07 de janeiro, quando as famílias passam o dia na igreja, homens e mulheres não podem sentar juntos. Ao entrar na igreja, todos recebem uma vela acesa e o visitante deve dar três volta ao redor da igreja antes encontrar o seu lugar.
Finlândia - Hauskaa Joulua!
A Finlândia respira Natal, principalmente em Helsinque que enfeita suas ruas com arcos de luzes e vitrines reluzentes. Sem contar que é possível visitar a terra do Papai Noel na Lapônia, em Rovaniemi, considerado um dos lugares mais belos do planeta, e onde a cultura do Natal é considerada a mais forte do mundo. O Papai Noel da Lapônia recebe aproximadamente 700 mil cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes.
A tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.

França - Joyeux Noël!
As tradições natalinas França não são muito diferentes das demais no quesito festividade com feirinhas natalinas e concertos nas igrejas. O que diferencia é o costume que os franceses têm da pratica da chamada reconciliação do Natal: no dia 25 de dezembro, a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele.

Grécia - Kala Christouyenna!
A celebração do Natal na Grécia é focada principalmente nas festas, ao invés de dar presentes para cada membro da família, as pessoas doam presentes a hospitais e orfanatos. Durante os doze dias de Natal as famílias gregas acreditam que duendes podem vir à Terra para causar danos, e para tentar afastar a má sorte, os gregos colocam um pequeno pedaço de manjericão em volta de uma cruz de madeira, que é mantido em uma tigela de madeira.

Holanda - Vrolijk Kerstfeest!
A Holanda tem uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português), que seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo assim no dia 5 de dezembro as pessoas pintam o rosto de preto e usam perucas e desfilam nas ruas.
São Nicolau chega em novembro para aqueles que vivem em Amsterdã, em um barco com seu companheiro, Zwarte Piet. As pessoas vão para o cais para ver a chegada do barco e assistir São Nicolau montar em um cavalo branco e seguir pelas ruas num desfile.
Em 06 de dezembro as famílias celebram e as crianças encontram seus sapatos que tinham sido deixados com feno e açúcar na noite anterior cheios de doces. Os holandeses também celebram o Natal em 25 de dezembro e o dia de Reis em 6 de janeiro que marca o fim de todas as celebrações. 

Índia - Shub Naya Baras! (em hindi)
Os cristãos na Índia celebram o nascimento de Jesus decorando plantas nativas do país, como pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de bananeira. Em alguns lugares da Índia, são acesas pequenas lâmpadas de argila.
Mesmo com os aspectos tradicionais do Natal, os indianos não deixam de transmitir seus costumes usando elementos significativos de sua cultura como, elefantes e sua música tradicional.

Inglaterra - Merry Christmas!
Na Inglaterra as tradições natalinas são levadas muito a sério. Não é à toa, já que o país comemora o natal há mais de 1000 anos. A ceia deve ter a família toda reunida. Presentes de natal, árvores decoradas e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra que em qualquer outro país do mundo.

Iraque- Idah Saidan Wa Sanah Jadidah!
Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.
As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.

Irlanda - Nollaig Shona dhuit!
O Natal na Irlanda começa no dia 24 de dezembro e termina no último dia da Epifania, que ocorre em 06 de janeiro. Na véspera de Natal os irlandeses deixam uma vela na janela de sua casa para orientar Maria e José. As crianças colocam uma garrafa de cerveja Guinness e tortas para fora para presentear o Papai Noel.


Itália - Buon Natale!
O Natal na Itália é ligado ao significado religioso, às famílias costumam assistir a Missa do Galo celebrada a meia noite no Vaticano. As ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro com diversos espetáculos musicais em vários pontos das cidades.
Mas lá o Papai Noel tem uma concorrente, a Befana, que mais tem cara de bruxa e visita às casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Segundo a lenda, isso é devido ao seu arrependimento por não ter ajudado aos Reis Magos, quando eles foram visitar Jesus. 

Palestina - عيد ميلاد مجيد
Em Belém, a cidade onde conforme a tradição cristã, Jesus Cristo nasceu, o Natal e comemorado com peregrinação para visitar a Basílica da Natividade que fica na Praça da Manjedoura. Os peregrinos se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que e conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.
Dentro da igreja, há uma estrela marcando o ponto exato onde o nascimento ocorreu.
Os palestinos, visando aumentar o turismo organizam uma festa na Praça da Manjedoura, tanto no Natal católico, como alguns dias depois comemoram o Natal ortodoxo, já que a maioria dos palestinos e dos árabes-israelenses cristãos é ortodoxa.
Rússia - S Rozhdestvom Kristovym!
Na Rússia o Natal não é comemorado no dia 25 de dezembro, mas no dia 7 de janeiro. Durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas do país e substituídas por árvores de Ano Novo.
Na Rússia é comum orar e jejuar em 6 de janeiro, que é a sua véspera de Natal. Após o aparecimento da primeira estrela no céu as famílias se juntam para uma grande refeição que consiste em um prato para cada uma dos doze apóstolos.

Suécia - God Jul!
O espirito natalino na Suécia começa no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas e trocam por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25.
Nos países escandinavos o natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia, neste dia é feita uma procissão por diversas cidades do país com uma tocha acesa.
Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, é presságio de boas colheitas.


FONTE 
Interessante como os costumes são diferentes, né?
Até mais tarde, pessoal. Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...